Paulo Jorge Figueiredo Domingues

Nascimento: 20 de junho de 1987

Batismo: 18 de outubro de 1987.

Originário da Paróquia de Destriz do Concelho de Oliveira de Frades.

Frequentou a escola primária de Benfeitas (Freguesia de Destriz).

Aos 9 anos de idade inicia o estudo de solfejo na

Banda de Música Juventude a Amizade da Sobreira (Freguesia de Reigoso).

Frequentou segundo e terceiro ciclo na Escola Secundária de Oliveira de Frades

e paralelamente iniciou o estudo no trompete, na já referida banda.

Pertenceu também à banda de paços de Vilharigues e também à Banda de Oliveira de Frades.

Em 2000 iniciou-se a tocar órgão na Igreja Paroquial e a acompanhar o grupo coral.

No ano de 2002 entra para Banda Verdi Cambrense, na qual aprofundei os conhecimentos e técnica no trompete.

De 2002 a 2005 frequenta a Escola Profissional de Carvalhais, no Curso Profissional de Banca e Seguros.

Frequentou estágios em entidades bancárias e em mediadores de seguros, mas acaba por trabalhar durante quatro anos - de 2006 a 2010 - numa casa agrícola em Oliveira de Frades.

Em agosto de 2010 sentiu o chamamento de Deus.

Posteriormente, durante nove meses, frequenta o Grupo de São Paulo, um grupo de discernimento vocacional para jovens e adultos com mais de 18 anos de idade, dinamizado pelo Pe. António Jorge.

Entrou para o Seminário Maior de Viseu em Setembro de 2011, onde frequenta o primeiro e o segundo ano de Teologia.

Mais tarde, ainda como seminarista, de 2013 a 2016, integra o Seminário Interdiocesano de São José - com as Dioceses de Bragança-Miranda, Guarda, Lamego e Viseu.

Estuda na Faculdade de Teologia de Braga, do terceiro ao quinto ano do Mestrado Integrado em Teologia. Participa nalguns encontros diocesanos de Música Litúrgica, mas a convite do Sr. Cónego Jorge Seixas, frequenta o V Curso de Música Litúrgica em Fátima entre 2013 a 2016, na Direção Coral e aprofunda o conhecimento e o gosto pela Música Sacra e Litúrgica.

Exerce um estágio pastoral na Paróquia de Santa Maria (Viseu), onde exerce funções de animador vocacional (como elemento de uma equipa multidisciplinar).

Exerce um estágio pastoral na Paróquia de Rio de Loba e realiza o último estágio pastoral na Paróquia do Viso.

Foi Ordenado Diácono a 22 de janeiro de 2017 - na aldeia de Benfeitas .

É ordenado Sacerdote a 25 de junho de 2017, na Catedral de Viseu, presidida pelo Sr. Dom Ilídio Pinto Leandro.

A 17 de Setembro de 2017 toma posse como pároco in solidum com o nosso saudoso Pe. Manuel António Rocha e com o Pe. Edson Bantim.

Após a morte do Senhor Padre Rocha, de grata memória, toma posse como Pároco de Mangualde a 3 de outubro de 2020, mantendo as Paróquias de Cunha Baixa e Mesquitela, e onde também iniciou funções Pe. João Martins, como Vigário Paroquial.

P.Paulo.jpg