Crisma Arciprestal em Mangualde

Teve lugar nos dias 4 e 5 de setembro, pelas 15h30, cumprindo as normas decretadas pela DGS, o Crisma Arciprestal na Igreja Paroquial de Mangualde. Foram crismados cerca de uma centena de jovens e alguns adultos, por D. António Luciano, Bispo de Viseu.

Os jovens com os seus párocos, catequistas e familiares deram as boas vindas a D. António Luciano, Bispo de Viseu.

No dia 4 de setembro receberam o sacramento do crisma, 45 crismandos da Paróquia de Mangualde e no dia 5 de setembro, 52: das Paróquias de Abrunhosa-a-Velha, Chãs de Tavares, Cunha Baixa, Mesquitela, Quintela de Azurara e Várzea de Tavares.

Na homília D. António Luciano salientou a importância do dia que estavam a viver e deixou-lhes uma mensagem: “…sejam simples e humildes. No mundo que vivemos sejam construtores do amor, da paz e da justiça. O Espírito Santo quer através de vós construir um mundo novo. Uma Igreja mais Santa…”

Deixou também uma palavra de apreço aqueles que os ajudam a caminhar e a crescer na fé. “…e que esta chama do Espírito Santo nunca se apague…”

Terminada a homília, os crismandos foram convidados a fazer a Profissão de Fé e a viver o momento da imposição das mãos com o coração aberto à ação do Espírito Santo.

Chegado o momento da unção com o óleo do crisma os crismandos dirigiram-se para junto do altar acompanhados dos padrinhos/madrinhas, para receberam o Dom do Espírito Santo.

No final, D. António Luciano salientou a beleza da cerimónia e deu os parabéns aos jovens e adultos crismados, catequistas, padrinhos/madrinhas, pais, párocos, a todos, “…que ninguém fique de fora”.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais das Paróquias.