Crisma Arciprestal em Mangualde

No dia 3 de junho, na Igreja Paroquial de Mangualde, pelas 18h00, tivemos 90 crismandos do concelho de Mangualde. Os crismados eram jovens que frequentaram o 9º da catequese e adultos.

D. António Luciano, Bispo de Viseu, foi recebido na Igreja Paroquial pelo Rev. Pe. Paulo Domingues, Pároco de Mangualde, juntamente com outros sacerdotes do concelho de Mangualde, Vigário Episcopal Pe. João Martins, Pe. Nuno Azevedo Arcipreste de Mangualde, Pe. Manuel Chaves, Pe. António Clementino e Diácono Manuel Vaz.

A Igreja estava cheia de fiéis. Os jovens crismandos ocuparam a parte central da Igreja, juntamentos com o seu padrinho/madrinha.

D. António Luciano começou por cumprimentar toda a assembleia, de uma forma particular os jovens que iam receber o Espírito Santo e seus párocos e catequistas.

Salientou: “Sejamos testemunhas deste amor tornando-nos cristãos empenhados e ativos na vida da nossa comunidade…” Lembrou também a caminhada que se está a fazer para as Jornadas Mundiais da Juventude. Pediu pelo Papa Francisco e pela comunidade cristã de Mangualde que estava reunida em nome da Santíssima Trindade.

De seguida, os jovens agradeceram e deram também as boas vindas a D. António Luciano entregando-lhe um quadro pintado à mão com o símbolo do Divino Espírito Santo e um ramo de flores.

“Bem-vindo D. António Luciano pelas suas mãos vamos receber o Dom do Espírito Santo no Sacramento da Confirmação, consigo queremos rezar e celebrar … nós jovens e adultos, que nos preparamos para este Sacramento, manifestamos a nossa gratidão para com a sua presença…”

O Pe Paulo Domingos apresentou os 90 crismandos das diversas paróquias: Mangualde, Abrunhosa-a-Velha, Alcafache, Chãs de Tavares, Espinho, Fornos de Maceira Dão, Lobelhe do Mato, Mesquitela, Quintela de Azurara e São João da Fresta.

A celebração foi presidida por D. António Luciano que salientou: “Hoje é um dia de festa para o concelho, para estas comunidades aqui presentes. Neste Domingo da Santíssima Trindade reunimo-nos para que o Espírito Santo venha sobre nós e nos inspire para fazermos o bem.

Somos obra do fruto do amor de Deus, isto deve-nos alegrar e fazer com que cada um esteja disponível para receber o Espirito Santo, dando testemunho na família, na escola, na paróquia, etc…”

Chegado o momento da administração do Sacramento do Crisma, os crismandos dirigiram-se em fila ao altar acompanhados do padrinho/madrinha para receberem o Espírito Santo, através da imposição das mãos de D. António Luciano e a unção com o santos óleos do crisma, sendo desta forma enviados para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras. A expressão foi de contentamento em todos os jovens e seus familiares.

Os cânticos estiveram a cargo dos Grupos Corais da Paróquia de Mangualde.

D. António Luciano terminou: “Com esta parcela do povo de Deus do concelho de Mangualde aqui reunido em nome da Santíssima Trindade, um povo conduzido por Deus, um povo animado pelo Espírito Santo leva-O ao mundo para seres verdadeiro cristão.

Somos verdadeiros cristãos e verdadeira igreja quando estamos unidos no rebanho com o pastor. Entrego-vos aos vossos párocos para que vos ajudem a fazer o caminho pós crisma.

Quero a igreja deste concelho renovada com o vosso sim. E se Deus bater à vossa porta chamando algum para o sacerdócio, para a vida consagrada ou para outra missão na igreja não digas que não.

Parabéns a todos.”