top of page

CURSO “SER CATEQUISTA” NO ARCIPRESTADO DA BEIRA ALTA

Como prometido em Fevereiro, do corrente ano, realizou-se no sábado, dia 26 de Novembro, a 2ª parte do curso “Ser Catequista”, no Arciprestado da Beira Alta.

Assim, marcaram presença catequistas de Penalva do Castelo, de Nelas, de Mangualde e de Fornos de Algodres, totalizando um conjunto de cerca de 100 catequistas com os elementos do Curso e também os respetivos párocos.



O dia começou, com a oração da manhã, na Igreja do Complexo Paroquial, onde estavam também as réplicas dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude, da nossa Diocese de Viseu.

Os catequistas foram interpelados a perceber que a Fé que se transmite e testemunha aos catequizandos, tem de ser experienciada e vivida por cada catequista e perceber que Deus está sempre presente, quer para nos confortar nos momentos de desânimo, quer para nos acompanhar nos momentos de alegria.

Durante a manhã tiveram ainda oportunidade de partilhar (em grupo e em plenário) como é a sua comunidade cristã e os desafios que aí encontram. Como fazer para sermos “sínodo”, sermos o que Cristo nos pede: anunciadores da Boa Nova.


Após o almoço, da parte da tarde, o “Ser Catequista” saiu à rua. Deste modo, alguns catequistas, de forma voluntária, foram desafiados a representar as parábolas e histórias que Cristo narrou e que estão presentes nos Evangelhos, percebendo como podemos adotar a Sua Pedagogia. Sermos simples como Ele, usando exemplos da vida concreta de cada um. Foi um momento muito bonito.

Por fim, foi hora de realizar uma sessão de catequese ao vivo e a cores!!! Em coisas tão simples, como utilizar jogos de computador, se pode incentivar e “pescar” as nossas crianças e jovens, e animar os catequizandos para estarem e viverem a catequese.

No final da tarde, o Arcipreste, Sr. Padre Nuno Azevedo, teve a oportunidade de dizer aos catequistas presentes que: “agora é preciso levar para cada comunidade o que “absorvemos” neste dia”.

Alguns dos catequistas ficaram para participar na Eucaristia das 18h na Paróquia de Mangualde.

Terminando este encontro, fica a pergunta que foi feita a cada catequista e que podemos pensar para nós uma resposta, mesmo que não tenhamos participado no Curso: “Se te encontrasses com Jesus, o que tinhas para dizer???”


A Equipa Organizadora

Comments


bottom of page