top of page

Festa de Final de Ano Letivo – Creche e Jardim de Infância

“Esta é efetivamente uma segunda família”



No dia 8 de julho realizou-se a festa de Final de Ano Letivo da Creche e do Jardim de Infância do Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde.


Abriu a Festa o Presidente da Instituição Pe. Paulo Domingues, que deu as boas vindas a todos(as) salientando a enorme alegria em receber todos os dias estas crianças nesta Instituição, agradecendo aos pais a confiança depositada.

Por sua vez, a Coordenadora Pedagógica Adelaide Freitas desejou uma boa tarde a todos os presentes, referindo esperar que se divirtam, não se alongando muito mais, pois a tarde era dedicada às crianças.

Nas suas palavras: “A última vez que realizámos a habitual festa em que participam as salas da Creche (Sala de 1 Ano e Salas de 2 Anos) e todas as Salas do Jardim de Infância foi em 2019, por isso, esta festa teve um sabor especial – foi o retomar da vida normal.














Iniciámos com o habitual número coletivo que junta no palco todas as crianças, educadoras, auxiliares de educação e estagiárias. A Festa é o culminar de um ano pleno de atividades e de muitas emoções. Na Festa as crianças mostram aos pais e outros familiares um pouquinho do que fazem ao longo do ano. Para além das apresentações que preparam na respetiva Sala, também apresentaram um pouco do muito que fazem com a professora de Música/Dança, com o Mestre Pedro no Karaté e com os professores de Natação nas suas aulas de Ginástica.

Como sempre houve muita emoção (ou não fossem as Emoções o tema do nosso Projeto Pedagógico): muita alegria, alguma nostalgia pelo ano letivo que termina e, principalmente, muita saudade no caso dos nossos finalistas que nos deixam para ingressarem no 1º Ciclo do ensino básico. Para eles desejamos as maiores felicidades e muito sucesso na nova etapa das suas vidas.”



Publicamos, seguidamente parte do Discurso dos Pais dos Finalistas que subiram ao palco para deixarem o seu testemunho:

“Boa tarde a todos os presentes, … espero que estejam a gostar desta tarde tanto como nós! É uma grande honra e um orgulho ainda maior! Mas ao mesmo tempo uma enorme responsabilidade estarmos aqui neste palco, por que hoje fechamos uma primeira etapa no percurso de aprendizagem dos nossos filhos e também começamos a abrir uma nova – a transição para o 1.º ciclo. Uma nova aventura para eles e com certeza para nós também! Mas nada disto seria possível sem a enorme família que os nossos filhos encontraram ao passarem as portas de entrada deste espaço FANTÁSTICO que os acolheu ao longo destes primeiros anos das suas vidas.

Muitos deles foi aqui que gatinharam, que deram os primeiros passos, que começaram a comer as primeiras sopas, que disseram as primeiras palavras.

E hoje é então o culminar deste percurso. E não podíamos deixar de agradecer a todas as pessoas que de uma forma ou de outra os acompanharam ao longo destes anos…

A todas e todos sem exceção,

O nosso MUITO, MUITO OBRIGADO!

Mas permitam-nos um agradecimento MUITO especial a 3 seres humanos MARAVILHOSOS, com um coração do tamanho do mundo e uma paciência ainda maior, provavelmente do tamanho do universo… e que nestes últimos 3 anos acompanharam os nossos filhos.

E acompanharam:

Nas suas birras (que não devem ter sido poucas), nos seus sorrisos, na sua aprendizagem diária, nas suas malandrices e traquinices constantes, nas suas doenças (sim… nas doenças, porque também foram elas as enfermeiras e até médicas dos nossos filhos), nas suas dores de barriga, de cabeça, etc…


Mas também nas suas frustrações, nas suas alegrias, nas suas conquistas, e especialmente num período mais difícil que atravessámos com a pandemia, que todos se lembram dos medos e algumas aflições que passamos… e que infelizmente nos afastou do contato físico, mas nunca do carinho, da atenção, da preocupação com cada um deles, muitas vezes descurando a si próprias, mas sempre atentas a cada um e tentando manter tudo o mais normal possível, para que não houvesse um impacto negativo ainda maior na vida dos nossos filhos…

Por todo o amor, por todo o carinho, por toda a dedicação, por todo o respeito, por toda a amizade, por toda a paciência, por todo o cuidado, por serem o ombro amigo tanto nas birras como nas conquistas, dando na cabeça quando é preciso e aplaudindo nas vitórias, e por todos os ensinamentos que transmitiram ao longo destes anos.

No fundo, obrigada por serem umas segundas mães para os nossos filhos!

Sim… umas segundas mães…

Porque efetivamente os nossos filhos passam mais tempo nesta família, do que connosco em casa (onde grande parte do tempo estão a dormir).

Mas é tão bom, e tão reconfortante para nós pais, chegarmos aqui de manhã e deixarmos os nossos filhos, (todos nós sabemos o que isso nos custa é certo, porque queremos estar com eles todos os dias e a todas as horas, porque queremos protegê-los de tudo e de todos, mas efetivamente temos de trabalhar, para lhes darmos um futuro melhor)…

Mas vamos trabalhar de coração cheio, de coração tranquilo, porque sabemos que vão estar protegidos, vão estar apoiados, vão estar rodeados de amor, como só uma mãe/pai sabe dar.

Sabemos que ficam contentes, que correm para os braços destas mães, para o meio dos seus amigos como se fossem seus irmãos.

Sim… Esta é efetivamente uma segunda família. Uma segunda família que eles levam no coração e a quem nós pais estaremos eternamente gratos.

Por tudo isto e muito mais…

Porque na realidade estaríamos aqui horas e horas a agradecer e não há palavras no mundo, que possam demonstrar o SENTIMENTO e ENORME agradecimento que temos para Convosco…

Que os acompanharam e os fizeram sorrir todos os dias,

Porque sim…


Um sorriso no rosto de uma criança ilumina o mundo!



Assim em nome de todos os PAIS destes meninos e meninas,

O nosso MUITO OBRIGADA a todos vós por cada sorriso que colocaram no rosto dos nossos filhos! OBRIGADA E SEJAM FELIZES!”

No fim deste belo e sentido discurso a educadora e auxiliares de sala levaram uma grande salva de palmas por parte de todos os presentes.


O Centro Social e Cultural da Paróquia de Mangualde agradece a todos os que nos ajudaram a tornar possível este dia festivo: às crianças e seus pais, ao Sr. Padre Paulo Domingues e restantes membros da Direção do CSCPM, às Educadoras e às Auxiliares de Educação, à Secretaria, à Cozinha, à Educadora de Ensino Especial e outros técnicos da Intervenção Precoce, à Professora Sandra na Música e na Dança, ao Mestre Pedro, aos professores de Natação do Município de Mangualde, às Estagiárias da ESFA e do IEFP e aos colaboradores do nosso Auditório.

Os nossos agradecimentos também às entidades que nos honraram com a sua presença: Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Presidente da Junta de Freguesia, Santa Casa da Misericórdia e Creche Mariazinha Lemos e Obra Social Beatriz Pais.

Kommentare


bottom of page