top of page

Festas da Senhora do Castelo


Grande é a devoção a Nossa Senhora


As Festas em Honra e Louvor de Nossa Senhora do Castelo são uma referência para os mangualdenses. Uma tradição que vem dos nossos antepassados e que continua a mover milhares de fiéis. Já em 1931, na edição de 1 de setembro, o Notícias da Beira fazia referência a esta Festividade Religiosa.

“Teem lugar nos dias 7 e 8 do corrente os tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora do Castelo, aos quais, vindos das mais distantes paragens, costumam acorrer milhares de romeiros trazidos pela fé ardente que depositam naquela Santa…”

E assim tem acontecido ao longo destes anos, e este ano não foi exceção. Depois destes dois anos marcados pela pandemia, os fiéis retomaram as festividades dentro da normalidade.

Na homilia D. António Luciano, Bispo de Viseu salientou: “A Natividade de Maria é para nós um motivo de alegria, esperança e de festa. Na verdade, quando nasce uma criança o mundo fica mais rico e a família recebe uma dádiva de Deus, um presente precioso de valor incalculável para a humanidade.

A vida humana é um dom de Deus confiada aos pais como um tesouro precioso que deve ser cuidado e estimado… Só Deus é o Senhor da vida…

Quero dar graças a Deus convosco, por neste dia subirmos a este lugar, a este monte, para celebrar solenemente esta liturgia eucarística e saborear as maravilhas da fé, contemplando os mistérios da vida de Jesus e de Maria. Diante da veneranda imagem de Nossa Senhora do Castelo, que desta cidade de Mangualde atrai a este santuário tantos fiéis, tantos peregrinos, dos mais diversos lugares destas terras da Beira, para aqui refazer as suas forças, agradecer imensos favores, rezar e pedir a graça de Deus, que concede a saúde da alma e do corpo.

Venerada pelos fiéis ao longo de tantas gerações, mostra-nos o seu amor de Mãe nesta sua casa onde nos convida a olhar com esperança para o futuro da humanidade..."






Ler edição em papel.

bottom of page