top of page

Jovens Rumo à JMJ2023



Nos dias 15 e 16 de julho de 2023, realizou-se em Mangualde um acantonamento de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Aceitaram este desafio cerca de 30 jovens. Este encontro foi realizado essencialmente sob três grandes pilares que fazem parte dos encontros preparatórios “rise up” da JMJ. São eles Ecologia Integral, Amizade Social e O Grande Anúncio do Amor de Deus.



Falando um pouco sobre cada um deles:

Ecologia Integral:

- Este encontro preparatório visa proporcionar aos jovens um tempo de escuta mútua relativa às diversas dimensões da ecologia integral.

- Procura-se que os jovens tomem contacto com alguns excertos da Encíclica Laudato Si na qual o Santo Padre identifica alguns aspetos que ameaçam a nossa casa comum.

- À luz do conceito de ecologia integral, os jovens podem identificar desafios e partilhar experiências concretas em que a sua ação tenha contribuído para a vivência e promoção da ecologia integral.

Neste tema, o Papa Francisco deixa uma mensagem aos jovens para os desafiar a refletir sobre o que está a acontecer à nossa casa comum e abordada os seguintes temas: a poluição e mudanças climáticas, a poluição da água, a perda de biodiversidade, a degradação social e a desigualdade planetária.

Amizade Social:

- Depois de os jovens terem contactado com o conceito de ecologia integral, este segundo tema preparatório visa aprofundar a dinâmica de escuta mútua, centrando-se, nalgumas problemáticas da ida social, a partir da Encíclica Fratelli Tutti, tais como a fraternidade, a economia, a política, a educação e a paz.

- Além das sombras que ameaçam o nosso mundo, os jovens são chamados a partilhar e realizar iniciativas que incentivem a prática da amizade social.

Neste tema fizemos questão de assumir que a nossa história, o nosso eu, os nossos sonhos são importantes. No mundo de hoje... «Nesta luta de interesses que Este tema foi abordado sob o exemplo e as atitudes de Maria: levantar-se e partir apressadamente, com as quais se expressa o desejo de os jovens participarem na JMJ Lisboa 2023; - Olhando a figura de Maria, percebemos que ela só se levanta e parte apressadamente depois do “sim”, isto é, depois de ter escutado e acolhido o grande anúncio do amor de Deus que se revela na encarnação e no Mistério de Jesus de Nazaré. Desejamos que os jovens, inspirados por Maria, possam escutar e acolher, na oração, o grande anúncio que lhes é dirigido, como propõe o Papa Francisco na Exortação Christus Vivit (cf. nn. 111-133)

Este tema foi vivido em forma de jogo, onde percebemos que “Deus Ama-te, Cristo Vive, Ele Salva-te”.




Além destes momentos de aprendizagem e reflexão foram também proporcionados momentos de convívio entre os jovens, de modo a criar uma união ainda mais forte para juntos rumarem a Lisboa à JMJ. Foram realizados workshops preparatórios de “dicas JMJ”, tais como o que levar na mochila e como se preparar para a vigília da noite de 5 de agosto, onde milhares de jovens se vão encontrar com o Papa Francisco.




Neste acantonamento, os jovens participaram também na eucaristia das 18h de sábado, onde simbolicamente entregaram um globo, representando o mundo que querem que caminhe sob o olhar de Maria ao encontro da paz, uma chave, símbolo que todas as casas que vão acolher jovens nas nossas paróquias, e uma mochila, representando cada peregrino que está já em direção à JMJ. As famílias de acolhimento do nosso concelho também marcaram presença na Eucaristia e no jantar convívio. Após este momento, as famílias reuniram-se para esclarecerem dúvidas e os jovens continuaram as suas atividades, nomeadamente com uma Vigília de Oração na Praceta do Complexo Paroquial.

Participaram neste encontro jovens e famílias de acolhimento das paróquias de Mangualde, Mesquitela, Cunha Baixa, Moimenta de Maceira Dão, Alcafache, e Santiago de Cassurrães. Seguimos juntos, rumo à JMJ!!!!!




O Comité Organizacional Paroquial

Comments


bottom of page