Paróquia de Mangualde - Primeira Comunhão e Profissão de Fé


No dia 20 de fevereiro, VIII Domingo do Tempo Comum e dia dedicado aos Pastorinhos, realizou-se pelas 15h00, na Paróquia de Mangualde a Festa da Primeira Comunhão (para 15 crianças) e a da Profissão de Fé (para 5 adolescentes). Um dia aguardado há muito por todos, que se viram privados de celebrarem este momento com os seus colegas por motivo de isolamento profilático.

A celebração foi dedicada aos catequisandos e seus familiares, em número restrito, face à situação da pandemia Covid-19, que ainda se continua a viver.

Neste dia também, 2 crianças receberam o sacramento do batismo. O Pe. Paulo Domingues felicitou de um modo particular todas as crianças/adolescentes que estavam em festa e apresentou os novos fieis à comunidade salientando: “…. hoje vemos aqui a continuidade da nossa vida como cristãos. Duas crianças pela fé dos seus pais e padrinhos vão receber o sacramento do batismo…”

Na homilia destacou o trajeto da vida cristã, que se inicia junto à pia batismal, passando pela proclamação da palavra, do encontro com Deus na eucaristia, para chegarmos à vida eterna, como aconteceu com os Pastorinhos, Francisco, Jacinta e Lúcia, que neste dia estavam representados por três crianças junto ao altar.

Mais destacou: “Não há fé sem comunidade. A fé vive-se, transmite-se e constrói-se: na, com e para a comunidade…”

E assim aconteceu, houve a participação das crianças/adolescentes e da comunidade em vários momentos.

Em momento oportuno os jovens do 6º ano assumiram o compromisso feito pelos seus pais e padrinhos no dia do seu batismo.

Os meninos/as do 4º ano neste dia receberam pela Primeira vez a Sagrada Comunhão, pelas mãos do Pe. Paulo, e a Bíblia, pelas mãos de um familiar.

Foi um momento de grande alegria. No final, o Pe. Paulo agradeceu a envolvência de todos, nomeadamente das catequistas que semana após semana dedicam algum do seu tempo a estas crianças e jovens.