Passagem dos Símbolos da JMJ pelas Paróquias do concelho de Mangualde

Marcaram os dias 23 e 25 de abril

D. António Luciano deixou uma mensagem de confiança aos jovens e aos menos jovens e pediu que os ajudem a construir um mundo melhor.

D. Américo Aguiar apelou: “nunca deixem de sonhar”.

Os dias 23 e 25 de abril ficarão marcados nas comunidades mangualdenses pela passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani pelas ruas da cidade.

Centenas de jovens e menos jovens juntaram-se aos vários momentos de oração e de animação manifestando a sua fé.

O dia 23 de abril, foi marcado pelo acolhimento dos Símbolos no Largo Dr. Couto às 10h00, peregrinação pelas ruas da cidade, Eucaristia às 18h00 na Igreja Paroquial de Mangualde, com a presença de D. António Luciano Bispo de Viseu, e dos Párocos das Paróquias do concelho, seguindo-se a Oração de Taizé às 20h30.

D. António Luciano na homilia e na Oração Taizé salientou: “… todos somos chamados a levar o testemunho de Cristo Ressuscitado às famílias, às escolas, aos ambientes de trabalho, de convivência, onde quer que nos encontremos.

Ele caminha connosco no dia a dia, nas situações mais diversas do nosso modo de viver e de estar. Cristo Ressuscitado está no meio de nós. É Ele que interage connosco, com as comunidades, com a Igreja, Ele anima-nos na fé, Ele traz-nos o amor e a esperança.

Esta saudação chegou a esta comunidade através destes Símbolos maravilhosos das Jornadas Mundiais da Juventude, que vós já acolhestes nesta manhã e fizestes passar pelas ruas desta cidade e agora estão connosco. Agradecer ao Senhor a nobre visita. Bendita seja esta Cruz que nos visitou e que há-de dar frutos novos em cada um de nós…”.

Convidou a assembleia a entregar a vida a Cristo sem reservas: “Ele não deixará de nos surpreender” .

No dia 25 de abril, no Monte da Senhora do Castelo, a Via Lucis ecoou pelas escadarias com a leitura dos evangelhos, meditações, pedidos e orações feita pelos jovens do Arciprestado da Beira Alta (concelho de Fornos de Algodres, Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo, acompanhada da voz de Claudine Pinheiro e dos jovens à viola e à flauta transversal.

A 1ª Estação teve início no adro da Ermida da Senhora do Castelo, continuou pela descida do escadório, terminando no espaço da Feira quinzenal, onde D. António Luciano e D. Américo Aguiar deram a bênção final. Agradeceram a todos os envolvidos nesta caminhada e apelaram à presença dos jovens nas JMJ 2023.

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida salientou o dia que se estava a viver. Agradeceu a todos e de uma forma muito especial ao Pe. Paulo Domingues pelo trabalho extraordinário que tem feito no concelho.

Por sua vez, o Pe. Paulo agradeceu a bela experiência e salientou o desafio que o Papa fez aos Jovens para serem criativos.

E aqui por Mangualde a criatividade não faltou.

A tarde terminou com o Concerto da Banda da Paróquia, vencedora do Hino da JMJ 2023.