Pastéis de Feijão do Patronato levados além-fronteiras

Na tarde do dia 20 de outubro, os afamados Pastéis de Feijão do Complexo Paroquial de Mangualde, estiveram mais uma vez perante as câmaras da TVI.

A equipa da TVI (Somos Portugal) foi recebida pelo Pároco de Mangualde e Presidente do Complexo Pe. Paulo Domingues que lhe deu as boas vindas no edifício onde começou o Patronato (ao lado da Igreja da Misericórdia), seguindo a visita para a atual Pastelaria do Patronato no Complexo Paroquial de Mangualde.

Os Pastéis de Feijão são conhecidos a nível nacional e além-fronteiras fazendo a delícia de muitos.

O Patronato nasce na década de trinta do século passado. A Europa vivia um período conturbado – Crise de 1929, Guerra civil espanhola (1936-39) e início da 2ª Guerra Mundial.

Eram tempos muito difíceis. As necessidades da paróquia, para o apoio social, eram grandes. Surge então, da parte do saudoso Monsenhor Manuel da Cruz Ferreira Monteiro, a ideia de fundar uma casa que acolhesse, durante o dia, os filhos das empregadas, enquanto trabalhavam.

A pastelaria aparece para apoiar financeiramente, não só o Patronato, mas também as obras sociais da Paróquia.

É assim que a D. Maria Amélia Ortiz Ribeiro intervém, dirigindo a cozinha e a confeção de bolos.

Foi ela que trouxe as receitas da doçaria conventual, de que se destaca, desde a primeira hora, o bolo regional, o bolo de azeite, os caramujos ou jesuítas, os papos de anjo e as saborosas lampreias de ovos.

É também das suas mãos que aparece o famoso pastel de feijão. Tem o formato do clássico pastel de nata, mas é um pouco mais pequeno. A sua massa é mais espessa, sendo o recheio diferente.

Mais tarde aparecem as “Meninas do Patronato” que continuaram a Obra.

Hoje a Pastelaria do Patronato tem fama a nível regional e nacional, mantendo-se nos moldes tradicionais, mas com outra orgânica. A tradição mantém-se na produção de doces e bolos, mas também se confecionam outras iguarias. Bastante procurados são também os bolos de aniversário, o bolo-rei, as cavacas, as filhoses, as bolas de carne e as tão apreciadas empadas.

No entanto, o doce mais famoso do “Patronato” é, indubitavelmente, o pastel de feijão.

A equipa ficou a conhecer a história dos Pasteis de Feijão, tiveram a oportunidade de os ver fabricar e de os saborear, mas a receita continua no segredo dos Deuses.

O Somos Portugal no dia 6 de novembro no decorrer da Feira dos Santos divulgou esta e outras iguarias do nosso concelho.

Paralelamente à Feira dos Santos ou Feira das Febras decorreu pela primeira vez o “Congresso Ibérico” que reuniu cerca de meia centena de órgãos de Comunicação Social Espanhola e teve como objetivo projetar a Feira dos Santos de Mangualde.