top of page

Sê Protagonista em 2026...

ree

1. Já estamos a viver um novo ano e com ele a possibilidade de nos deixarmos envolver pela responsabilidade que nos é confiada por Deus todos os dias: a nossa vida! Deus não deseja que sejamos meros espectadores da nossa própria história de vida, mas chama-nos a habitá-la com consciência, fé e coragem.

2. A nossa Diocese de Viseu convida-nos, neste ano de 2026, a sermos “Protagonistas da Mudança”. A mudança, verdadeiramente vivida, não começa com grandes discursos ou com atos magnânimos. Esta manifesta-se em pequenos gestos diários e visíveis, seguindo a regra dos três P’s: Pouco, Pequeno e Possível. O Papa Leão XIV alerta-nos que a fé cristã não dispensa o compromisso, muito pelo contrário. Ser protagonista da mudança é escolher e fazer uma opção pelo bem quando se tornava mais confortável e cômodo ficar indiferente. É levantar quem caiu e é construir paz no nosso meio de ação, com gestos simples e silenciosos no quotidiano.

3. Em cada final de ano, e início do seguinte, fazemos, social e humanamente falando, um balanço e perspetivas. Balanço do ano que termina com os seus pontos fortes e fracos, no desejo de manter no novo ano os pontos fortes e de melhorar os pontos fracos. Contudo, também se projeta e pede-se ao Senhor pelos sonhos e desafios que cada um de nós quer concretizar e que deixarão de estar no pensamento e/ou no papel e passarão a ser parte integrante da vida humana.

4. Contudo, e referindo-me concretamente ao ano de 2026, espero que não traga nada de muito novo ou “estrondoso”. Desejo sim que 2026 não vos leve os vossos “pilares familiares” e relacionais. Assim, espero que 2026 não vos leve o teto que vos protege, o prato que vos alimenta, a manta que vos aquece, a luz que vos ilumina, os sorrisos das pessoas que vos amam, a saúde que é o vosso maior tesouro, o trabalho como vosso sustento, as amizades e companhias envolvidas em abraços sinceros e reconfortantes. Rezo para que 2026 não vos leve os sonhos e projetos que vos fazem brilhar o olhar, nem os pedaços de corações, formados por pessoas, que carregais dentro de vós e que vos amam e que vos tornam verdadeiramente felizes.

5. Que este ano vos encontre atentos à voz de Deus, que chama e convida a estardes disponíveis para servir firmemente ancorados na Esperança. Que não delegueis noutras pessoas o que estais chamados a viver. Desejo com humildade, fé e amor no coração que possais transformar o Mundo na vossa zona de ação e assim humanizeis o tempo que vos é dado.

Feliz e abençoado Ano Novo, com amizade e gratidão,

Padre Paulo Domingues

Comentários


Fundo Complexo.png

Paróquia de Mangualde - 2025

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page