top of page

Cantar de Janeiras das crianças do Jardim de Infância do Complexo Paroquial de Mangualde



Como manda a tradição no dia de Reis e seguintes é hábito o cantar das janeiras, porta a porta, uma tradição que vem dos nossos antepassados e que tem passado de geração em geração.



As crianças do Jardim de Infância do Complexo Paroquial de Mangualde, depois de 2 anos privados desta tradição devido à pandemia da Covid-19, sairam do seu “Castelo levando as suas coroas”, dando as Boas Festas aos Senhores e Senhoras desta casa, no dia 6.

A primeira porta que bateram foi à da Residência Paroquial, sendo acolhidas pelo Pe. Paulo que lhes deu as tradicionais janeiras de que eles tanto gostam, chocolates. Seguiram-se os diversos setores da instituição, secretaria, pastelaria, etc. e aqui as janeiras também não faltaram.




Nos dias 9, 10 e 11 foi a vez de presentearem outras instituições, nomeadamente a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal, a GNR e os Bombeiros.

Mais uma vez estas instituições receberam com agrado estas crianças e agradeceram à boa maneira beirã, com as desejadas janeiras que, neste casos, foram guloseimas ou pequenas lembranças.

Com esta iniciativa o Jardim de Infância do Complexo paroquial pretende contribuir para que a tradição do cantar de janeiras vá passando de geração em geração. Mantém-se, assim, uma tradição que os nossos antepassados nos legaram.

As crianças agradecem a forma como foram recebidas e desejam a todas e todos “Bom Ano”.

bottom of page