Corpo de Deus

A Igreja celebrou no passado dia 3 de junho, quinta-feira, a Solenidade do Corpo de Deus.

No passado, em várias comunidades do nosso país, neste dia, realizavam-se as Eucaristias e as procissões. Era também comum realizarem-se as primeiras comunhões.

Recorde-se que em Portugal, entre 2013 e 2015, num entendimento entre a Santa Sé e o anterior Governo português, este dia foi celebrado ao domingo, retomando-se novamente a tradição.

Em 2020, a pandemia veio impossibilitar a realização das tradicionais procissões.

Este ano, o dia foi comemorado com as celebrações eucarísticas cumprindo todas as normas decretadas pela Direção Geral de Saúde (DGS). Em Mangualde houve missa às 9:00 e 11:00 horas. Os sacerdotes salientaram a importância do Dia que se estava a viver, apesar das diversas restrições. “O Corpo e Sangue de Cristo está acessível a todos na forma mais simples. É na Eucaristia que este Deus nos faz participantes no Seu Amor.” De tarde, a comunidade teve das 17:30 às 18:30 um momento de Adoração ao Santíssimo, na Igreja do Complexo, onde o sacerdote recordou, com a assembleia, todos os membros da comunidade. Tivemos também a habitual oração do terço orientada pelo Apostolado da Oração.

Os fiéis esperam que no próximo ano esta Solenidade possa ser comemorada e vivida com a dignidade que lhe é própria e também com a procissão do Corpus Christi que é a manifestação pública da nossa Fé.