• Cristina Rodrigues

Festa da Profissão de Fé e Primeira Comunhão

No dia 3 de julho, pelas 15h30, realizou-se na paróquia de Mangualde a Festa da Profissão de Fé, e nos dias 4 e 11 de julho, pelas 16h00, a da Primeira Comunhão. Estas celebrações foram dedicadas apenas aos meninos/meninas e familiares, em número restrito.



Face à situação da pandemia Covid-19 as Festas da Catequese este ano estão a ser vividas de uma forma particular direcionadas para as crianças/jovens que frequentaram o 3º ano – Primeira Comunhão e 6º ano- Profissão de Fé. Recorde-se que no ano passado, igualmente devido à Covid-19, as Festas da Catequese foram canceladas, sendo estas alusivas ao ano 2020.



De forma ordeira, as crianças/jovens e seus familiares foram recebidos pelas Equipas de Acolhimento e Catequistas. Ocuparam a parte central da igreja.

Foram 47 jovens que fizeram a Profissão de Fé e 72 crianças a Primeira Comunhão.

No dia da Profissão de Fé, o Rev. Pe. Paulo Domingues, na homilia, dirigiu-se de um modo particular aos jovens lembrando o ato importante que estavam a viver. Questionou-os sobre a verdadeira Fé, e com um balão exemplificou até que ponto a Fé pode preencher a vida de cada um. “Não façam aquilo que os outros querem, mas sim aquilo que Deus quer…, a vida deve ser preenchida com amor e vivida com verdadeira fé, construindo assim um balão fortalecido para que o exterior não influencie o nosso interior.”

Na devida altura, os catequizandos dirigiram-se ao altar acompanhados do padrinho/madrinha ou pai/mãe e acenderem a vela do Batismo no Círio Pascal, ficando a Igreja iluminada pelas pequenas chamas destas velas. Foi, deste modo, recordado o dia do batismo.

No final receberam esta mensagem: ”A Fé é o que preenche de forma sustentada o balão da nossa vida” e também uma pulseira com a Cruz de Cristo, que liberta e sustenta a fé de cada um.


Também para as crianças do 3º ano o dia da sua Primeira Comunhão ficará gravado. Foi a primeira vez que receberam Jesus na Hóstia Consagrada. Tempos difíceis, mas de alegria estampada nos olhos destes pequenitos/pequenitas.

O Pároco neste dia usou uns “óculos especiais”, lembrando que para comungar o Corpo e Sangue de Cristo, precisamos destes “óculos sem lentes” físicas, mas com as lentes de amor, compreensão, fé e a certeza de que Jesus Cristo veio para nos salvar.

No momento da comunhão as crianças, uma a uma, receberam pela primeira vez o Corpo de Cristo, na Hóstia Consagrada pelas mãos do Pe. Paulo, regressando calmamente ao lugar, agradecendo a Jesus.

As festas tiveram a participação destas crianças/ jovens.


Foram entoados bonitos cânticos que estiveram sob a orientação do Grupo Coral da Paróquia de Mangualde, que potenciaram o ambiente de festa e alegria.


No final o Pároco terminou felicitando todas as crianças/jovens, e pais, pela realização da Profissão de Fé e da Primeira Comunhão e entregou-lhes uma pequena lembrança deste dia.

Deixou também um agradecimento às/aos Catequistas, ao Grupo Coral, acólitos, equipas de acolhimento e a todos que contribuíram para que estas Festas se realizassem, com a devida segurança.

Posts recentes

Ver tudo