Mensagem de Natal do Pároco de Mangualde
- Cristina Rodrigues
- há 16 minutos
- 2 min de leitura

Com o Menino somos Protagonistas da Esperança

1. Celebramos o Natal do Senhor no término do Ano Jubilar, tempo de graça, de reconciliação e de renovada esperança. Neste tempo Santo, a Igreja anuncia ao mundo que a esperança tem um rosto: Jesus Cristo. O Filho de Deus feito homem, que nasce pobre em Belém para nos abrir o caminho da vida nova.
2. O Jubileu recorda-nos que Deus nunca desiste da humanidade. Ele vem ao nosso encontro, atravessa as nossas fragilidades e oferece-nos um futuro. No presépio contemplamos o mistério de um Deus que não se impõe, mas que Se confia. A esperança cristã nasce precisamente aqui: na certeza de que Deus caminha connosco, mesmo nas noites mais escuras.
3. Somos chamados, neste tempo jubilar, a não viver o Natal como simples memória, mas como acontecimento que nos transforma. Ser protagonista da esperança é acolher Cristo que nasce e permitir que Ele renove a nossa vida pessoal, familiar e comunitária; é abrir portas fechadas pelo medo, reconstruir relações feridas e levar a luz do Evangelho aos que perderam a confiança.
4. Com Maria, Mãe da Esperança, e com José, homem justo e fiel, coloquemos o nosso peregrinar nas mãos de Deus. Que o Menino Jesus, nascido para nós, nos conduza como peregrinos da esperança e nos faça testemunhas da alegria do Evangelho.
5. Eis que um Salvador nos foi dado (cf. Lc 2, 1-14) e que convida a Igreja a ser casa de Esperança, lugar de Misericórdia, numa escuta ativa e de serviço. É Natal quando nos deixamos ocupar pela ternura de Deus, incarnada no Príncipe da Paz (cf. Jo 1, 1-18), que nos capacita a amar e a dar sentido à vida humana.
6. É neste amor próximo num tempo de incertezas, cansaços, guerras e desigualdades, que somos ancorados na certeza firme e sólida de que nenhuma vida e nenhuma situação está fora do alcance da Esperança e de que Deus não abandona o Mundo. Ao sermos protagonistas da Esperança somos pessoas de ação que, nas brechas das feridas, deixam passar a Luz da Estrela de Belém que nos guia e conduz à firme certeza: é Natal!!!
Desejo-vos um Santo e Feliz Natal!!
Com gratidão e Esperança,
Padre Paulo Domingues








Comentários