Festas da Catequese

Durante o mês de junho estão a decorrer na Paróquia de Mangualde as Festas da Catequese 2021/2022.

Apesar da pandemia ainda não ter terminado, este ano já é possível viver este acontecimento de uma maneira mais próxima.

Mais de cinco centenas de crianças, jovens e adultos estão a assinalar mais um ano no percurso da Fé Cristã na comunidade mangualdense.

O dia 5 de junho foi marcado com a Profissão de Fé e com o Crisma.

A Missa das 11h00 foi dedicada aos jovens do 6ºano que neste dia realizaram a sua Profissão de Fé. Como já é hábito, os jovens ocuparam a parte central da Igreja e o Pároco Pe. Paulo Domingues dirigiu-se de uma maneira particular a estes 46 jovens.

“Estamos a celebrar um dia muito importante para a Igreja Universal e de uma maneira especial na nossa Igreja Paroquial. Estamos a celebrar o Pentecostes e a Profissão de Fé destes 46 adolescentes que vão dizer: sim, eu acredito e vou fazer o caminho de Fé com o meu Deus.”

Na homília lembrou que “o Espírito Santo habita em nós desde o dia do nosso batismo, pedido pelos nossos pais. Nesse dia, o pai acendeu a vela no Círio Pascal, representando Cristo Vivo. Os pais e padrinhos professaram a fé por vós, agora são vocês a renovarem esses votos”.

O Pe. Paulo levou consigo uma “Power Bank”, perante a qual os jovens ficaram admirados. E perguntou-lhes se sabiam para que servia, os quais responderam: é para carregar a bateria do telemóvel. Desta forma, explicou que na fé também é necessário carregar a “bateria”. Depois da lição todos responderam: vamos usar a nossa Power Bank para carregar a nossa bateria, para um dia chegarmos ao Crisma e ficarmos na nossa Paróquia.

Em devida altura o padrinho/pai acenderam a vela do batismo no Círio Pascal, entregando-a a seguir a estes jovens que celebraram assim a sua Profissão de Fé. A mãe entregou a Bíblia.

A Igreja, que se encontrava cheia de fiéis, transformou-se num templo iluminado. Os jovens participaram ativamente em alguns momentos da sua festa.

Da parte da tarde a Igreja voltou-se a encher-se de fiéis para mais um acontecimento importante, a Confirmação.

Às 15H00 realizou-se a Confirmação (9º, 10º anos e Adultos). O Pe. Paulo apresentou os 67 jovens e 12 adultos que iriam receber o sacramento do Crisma.

A celebração foi presidida por D. António Luciano, Bispo de Viseu e as suas primeiras palavras foram de saudação a toda a comunidade e de uma maneira especial para os crismandos.

Na homilia, D. António Luciano sublinhou a importância que o Espírito Santo tem na vida de cada um de nós:“Jesus está no meio de nós, ama-nos e quer-nos fazer felizes”. Aproveitou o momento para sublinhar as palavras que o Papa Francisco dirigiu aos jovens: “é preciso remar contra a maré; Deus ama-te muito; Cristo está no teu coração; Ele conta contigo, não desanimes… convidando os jovens a entrarem na escola do Espírito Santo…”

Chegado o momento da celebração do Sacramento do Crisma, D. António Luciano procedeu à administração deste sacramento.

Em fila, os crismandos dirigiram-se ao altar acompanhados do padrinho/madrinha, para receberem o Espírito Santo, com a unção do santo óleo do Crisma, sendo desta forma enviados ao mundo para testemunharem o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

No final, a Paróquia de Mangualde presenteou D. António Luciano com uma peça em cerâmica “Pomba do Espírito Santo”, da autoria da mangualdense Maria do Amparo.

D. António Luciano deixou um agradecimento a todos e convidou os jovens a levarem o Espírito Santo ao mundo, a caminhar com Ele e a testemunhá-Lo.

No dia 12 de junho, pelas 11H00, realizou-se a Primeira Comunhão tão ansiada pelas crianças do 3º ano.

As crianças e os pais também ocuparam a parte central da Igreja. Era notória a satisfação com que se vivia o momento, estas crianças receberam Jesus pela primeira vez.

O Pe. Paulo salientou a importância deste dia não só para as crianças, mas para toda a comunidade.

No dia 18 de junho, às 18h00, realizou-se a Festa da Aliança (5º ano) e a Festa das Bem Aventuranças (7º ano).

No dia 19 de junho, às 11h00, decorreu a Festa do Pai Nosso (1ºano) e a Festa da Avé Maria (2º ano). No próximo dia 26 de junho realizar-se-á a Festa da Vida (8º ano).

As Festas contaram com a participação ativa das crianças /joven

Os cânticos estiveram a cargo do Grupo Coral da Paróquia de Mangualde. O Pároco felicitou todos os presentes nestas celebrações, de uma maneira particular estas centenas de crianças e jovens e seus catequistas, pedindo a participação de todos nesta grande família que é a Igreja.