Mangualde recebeu o XVI Clericus Cup

Vila Real venceu o Torneio de Futsal

De 3 a 5 de julho a cidade de Mangualde recebeu o XVI Torneio de Futsal “Clericus Cup”, que reuniu cerca de uma centena de sacerdotes das várias dioceses, Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Lamego, Viseu, Guarda e Alentejo, num total de sete equipas

.Diocese de Viseu acolheu Torneio

D. António Luciano refere como viu o encontro

“Vi com naturalidade este Torneio, mas ao mesmo tempo com sentido de responsabilidade, no acolhimento e na esperança deste evento que envolve os padres das nossas dioceses. Um quadro muito humano, positivo e ao mesmo tempo dá-nos o sentido de que a fé pode ser vivida nas mais diversas realidades da nossa vida, porque a fé é aquilo que anima todo o nosso agir, quer seja no desporto, quer seja na celebração dos mistérios sagrados, quer em outras atitudes e responsabilidades na igreja ou na sociedade. Vi este torneio com muito agrado e apadrinhei-o desde a primeira hora e procurei estar presente naquilo que foi possível, com sentido de acolhimento e de gratidão.

O caminho sinodal faz-se de muitas formas, também se faz nesta relação humana, nesta relação com o desporto e com aquilo que são outras formas de viver a vida sem ser dentro das paredes da igreja. Uma igreja no meio de todas as realidades da sociedade e é aí que se torna realmente dinâmica, evangelizadora sendo um sinal do amor de Cristo.

A Diocese de Viseu não conseguiu o troféu, mas o importante é todos participarem, um dia poderá lá chega… Agora fomos anfitriões e acolhemos bem, em outra altura também poderemos ganhar. Fico contente por Vila Real ter ganho e Braga ter ficado em 2º lugar. Houve uma grande participação de todos os grupos das dioceses, foi realmente um convívio muito sadio, muito positivo entre os sacerdotes. Foram três dias de grande dinâmica e muito empenho. Quero agradecer a toda a equipa do Clericus Cup, mas também a todas as instituições e autoridades locais desde a Câmara, Santa Casa da Misericórdia, ao Patronato, a todas as Paróquias e a todos aqueles que se envolveram para que fosse possível este encontro. Fica uma palavra de muita gratidão e de muita estima por quem possibilitou tudo isto e é assim que se constrói um mundo novo e faz do interior, um interior onde nos apetece viver e nos sentimos bem.”

Para além dos Jogos que decorreram durante os três dias, no dia 4 de julho, da parte da tarde os padres participante e seminaristas tiveram oportunidade de conhecer alguns pontos de referencia da cidade de Mangualde entre eles o Complexo Paroquial, onde foram recebidos pelo Pe. Paulo Domingues que deu a conhecer as diversas valências desta instituição, bem como a história dos afamados Pastéis de Feijão, e como não poderia deixar de ser a prova do apetitoso pastel, acompanhado de um cafezinho ou de uma tacinha de vinho branco do nosso Dão. Os visitantes agradeceram com uma serenata!

Passaram também pela Praia de Mangualde, Palácio dos Condes de Anadia, Quinta dos Monteirinhos e pela Queijaria Vale da Estrela, onde também provaram mais uma iguaria do concelho.

No final da tarde, pelas 18h30, a Ermida da Senhora do Castelo encheu-se com esta moldura de participantes da “Clericus Cup” numa eucaristia presidida por D. António Monteiro, o qual referiu:“…nunca a Senhora do Castelo teve tantos sacerdotes juntos…, é um bom sinal...o desporto cultiva também uma espiritualidade equilibrada. Neste encontro cuidai uns dos outros…, perder ou ganhar é viver. É preciso viver com alegria, esperança, na comunhão, na missão e na participação, com humildade, verdade e com amor e nunca desistir nas horas das dificuldades…”.

Ler edição em papel de 05/07/2023