TAIZÉ…

Uma viagem para a descoberta de mim,

do outro e de Deus

Dia de Taizé em Mangualde, 25 de março, aberto à comunidade

No próximo dia vinte e cinco de março teremos o dia de Taizé em Mangualde, que culminará com uma oração com cânticos de Taizé aberta à comunidade. Aos jovens será lançada também a proposta de participarem na Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Lisboa de um a seis de agosto.

Entre os dias 18 e 26 de fevereiro, um grupo de 400 alunos, do 11.º e 12.º ano, das escolas da área da diocese de Viseu, deslocou-se a Taizé, numa iniciativa da disciplina de EMRC. O nosso Agrupamento de Escolas esteve representado com 95 alunos, 10 ex-alunos (já a frequentar a Universidade) e 7 professores. Este ano tivemos também a companhia de dois padres da diocese, o padre Paulo Domingues (pároco de Cunha Baixa, Mesquitela e Mangualde) e o padre André Silva (assistente espiritual do Departamento da Pastoral Juvenil).

Há cerca de duas décadas que os alunos da diocese de Viseu participam neste encontro de jovens, nesta experiência de uma semana, de várias dioceses portuguesas e do mundo na Comunidade Ecuménica de Taizé. Os jovens portugueses eram cerca de 100, provenientes das Dioceses de Viseu, Aveiro, Santarém e Coimbra.

De outras partes do mundo havia cerca de 950 pessoas, quase na sua totalidade jovens de diferentes países, em particular, da França, Holanda, Espanha, Alemanha e Estados Unidos. Todas as orações e grupos de reflexão previam uma tradução em língua portuguesa, o que permitiu uma rápida adaptação dos alunos às tarefas e dinâmicas previstas.

O ritmo de vida em Taizé apresenta-se como um autêntico choque civilizacional na experiência dos jovens que ali vão pela primeira vez.

(Ler edição em papel de 20/03/2023)