“Troquemos o instante pelo eterno”

Entre os dias 23 e 30 de abril decorreu a Semana de Oração pelas Vocações 2023, subordinada ao tema “Troquemos o instante pelo eterno”.

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde, de diversos anos e ciclos de escolaridade, foram surpreendidos com a presença do Pe. Paulo Domingues, que se fez ‘professor por um dia’ e veio partilhar o seu testemunho vocacional. A presença do Pe. Paulo Domingues permitiu abordar o tema das vocações numa perspetiva que vai muito além da escolha de uma profissão. Foi possível despertar nos alunos que fizeram a opção pela E.M.R.C. a ideia da interioridade, da dimensão religiosa, da escuta de Deus, que nos aponta um caminho de felicidade.

A vida consagrada e o sacerdócio são opções de vida que podem/devem ser ponderadas com a mesma seriedade que o matrimónio. Deus não nos pede para sermos padres, freiras ou casados; Deus quer que cada um se realize, enquanto pessoa, sendo feliz e contribuindo para a felicidade dos outros. Neste projeto de felicidade há vários caminhos. Trocar o instante pelo eterno é ter a coragem de pensar diferente, para lá do imediato e da satisfação das suas necessidades. Trocar o instante pelo eterno é estar atento àquela voz interior que vai apontando o caminho.

Fundo Complexo.png

Paróquia de Mangualde - 2023